Há pouco mais de 30 anos, estreava na Globo a novela espírita ‘A Viagem’, que retorna na faixa do Vale a Pena Ver De Novo nesta segunda-feira (12). Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995), a trama é considerada um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira e marcou época ao tratar de assuntos espirituais, como morte e reencarnação.
Exibida originalmente em 1975 na TV Tupi, o folhetim ganhou uma nova versão em 1994, protagonizada por Antonio Fagundes, Christiane Torloni e Guilherme Fontes. Em comemoração aos 60 anos da Globo, o remake foi escolhido para subtituir ‘Tieta’ como reprise. A seguir, AnaMaria reúne curiosidades sobre a novela ‘A Viagem’ para conhecer antes de acompanhar a história mais uma vez. Confira:
Troca de atores em ‘A Viagem’

Antes de Guilherme Fontes ser escalado como Alexandre, o papel chegou a ser cogitado para Antônio Fagundes. No entanto, por conta de compromissos anteriores, o ator acabou não participando da trama. Já o personagem Otávio, vivido por Antônio Fagundes, originalmente se chamaria César Jordão, mas teve o nome alterado para evitar confusões com um personagem da novela ‘Olho no Olho’, exibida anteriormente.
Pode pedir música no Fantástico?
De tanto sucesso, a novela ‘A Viagem’ já foi reprisada três vezes: em 1997, 2006 e 2014. Em todas as ocasiões, conquistou novamente o público com sua narrativa sobre vida após a morte, reflexões espirituais e relações familiares intensas. Agora, volta à programação da Globo em 2025, celebrando mais um marco da emissora.
O Mascarado em ‘A Viagem’
diga um trauma televisivo da sua infância
O mascarado de A Viagem https://t.co/cZiIcLG06d pic.twitter.com/QzbC2QvsIu
— Darwin | Seleção Literária (@selecliteraria) June 11, 2023
Um dos personagens mais marcantes da novela foi o Mascarado, interpretado por Breno Moroni. Sempre com uma máscara branca cobrindo o rosto, sua identidade foi mantida em segredo até o último capítulo. Na história, Adonay esconde o rosto devido a um acidente que o desfigurou gravemente.
Até hoje, o personagem é lembrado nas redes sociais como uma das figuras mais assustadoras e inesquecíveis da teledramaturgia. O clima sombrio e enigmático da trama contribuiu para essa fama duradoura.
Atriz enganada
Christiane Torloni foi convidada por Wolf Maya para viver Diná na versão de 1994, papel que havia sido de Eva Wilma na primeira versão. Segundo relatos, a atriz só descobriu que a novela era um drama espiritual depois de aceitar o convite e retornar ao Brasil, acreditando inicialmente que se tratava de uma comédia.
Bastidores sobrenaturais
Lucinha Lins relembrou um momento delicado das gravações da cena de cremação de Alexandre. Segundo a atriz, o cenário lembrava muito o velório do filho de Christiane Torloni, Guilherme, falecido em 1991. Durante as filmagens, uma borboleta amarela pousou sobre o caixão cenográfico, bem na frente de Christiane.
“Tivemos que parar a cena. Ela rondou a Christiane várias vezes e pousou nela, que teve uma crise de choro atrás do cenário”, contou Lucinha à revista Quem. A atriz explicou que todos no estúdio se emocionaram com o momento, e a borboleta foi vista como um sinal de conforto espiritual para a equipe.
Resumo: A Viagem, novela de sucesso da Globo, retorna em 2025 e guarda bastidores cheios de curiosidades. Troca de atores, cenas emocionantes e até eventos sobrenaturais marcaram a produção. Personagens como o Mascarado seguem na memória do público até hoje.
Leia também:
Novela ‘Vale Tudo’: 5 curiosidades de bastidores da primeira versão